Sou cristã, apesar da igreja.
Mas honestamente falando, não gosto de livros cristãos.
De um modo geral, eles têm uma visão muito fechada a respeito de qualquer tema que resolvam abordar e eu acredito que o cristianismo não tem que ser assim, não tem que limitar a visão das pessoas, ao contrário, o cristianismo deve procurar expandir a visão e abrir a mente dos fiéis. A Bíblia mesmo diz que “o meu povo perece por falta de conhecimento...” (Oséias 4:6), ou seja, devemos aprender, conhecer para evitar o erro e consequentemente o perecimento.
Mas o que me irrita mesmo são as pieguices e clichês dos quais esses livros costumam ser recheados. Minha opinião.
12/05/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O que de fato me irrita (e sempre me irritou) são os "fãs", e não a Igreja em si. Dessa não há como escapar, já os "fãs" possuem uma escolha. Né não? :)
ResponderExcluirae nathália vi que vc mandou uma mensagem interessante lah no blog http://oquerrola.blogspot.com/ concordei em termos com o que vc postou lah e mandei minha resposta sobre livros cristãos... são poucos mas existem ótimos livros que merecem ser lidos sim!! e devemos ler e buscar conhecimento em bons escritores... e é claro nenhum livro substitui a Palavra de Deus. Gostei mto de vc ter manifestado a sua opinião lah no blog seja bem vinda lah no nosso espaço!!! e qualquer coisa estamos ae! até mais!
ResponderExcluirTe entendo perfeitamente. Muitas coisas me irritam nesses livros.
ResponderExcluirEu amo os documentários da Discovery sobre os evangelhos perdidos e sobre o Santo Sudário. Adoro o respeito que eles têm, mesmo muitos sendo ateus, e o fato de não acharem explicação científica pra tudo.
Odeio cabeça-dura e mente fechada, sejam de ateus ou de pessoas religiosas.
Concordo com a sua opinião.
ResponderExcluirNão sou cristã, mas acho que a religião deveria ter como principal objetivo expandir os horizontes das pessoas que precisam dela para acreditar na vida e na própria existência.
Eu prefiro estudar filosofia, sem necessariamente seguir nenhuma corrente. Durante um tempo foi Nietzsche o filósofo que eu mais lia. Ultimamente, tenho uma queda por Spinoza. Depois de ler a revista Discutindo Filosofia edição especial sobre Spinoza, me apaixonei. Ele tem uma visão muito bonita de mundo, de Deus e etc.
Vale a pena procurar. :)
Pois é, esses livros parecem auto-ajuda com um monte de metáforas que só servem para confundir mais. Não é meu tipo de leitura, definitivamente.
ResponderExcluirNatalia, uma sugestao: leia Cartas de um Diabo a seu Aprendiz ( The Screwtape letters), do C.S. Lewis. Um livro inteligente, de um excelente escritor, que , nas tais cartas, usa um perspectiva bem diferente para reforcar os principios cristaos. Vale a Pena !
ResponderExcluiruia! sério q a bíblia diz mesmo isso?? vou começar a usar esse argumento da próxima vez q tentarem me arrastar pra igreja....afinal, o conhecimento está lá fora!
ResponderExcluirmuito obrigada por seus comentários la no jaques, the fool...e parabéns pelo seu blog! é muito interessante!!
bjoss^^
Melhor livro Cristão: A Bíblia... :-)
ResponderExcluirNão tem outro que chegue aos pés desse grandioso... e concordo com você, há livros que são muito fracos, muito pobre, para encontrar bons livros é dificil... Mas há...
Hoje o comercio evangêlico acaba com tudo... O que mais se vende são livros de Auto Ajuda Cristão... e na boa... não existe aUto ajuda existe aLto ajuda... a ajuda que vem de DEus, vem do Alto...
Concordo com nosso amigo Kblo... detalhe esse blog que vc postou uma mensagem (oqrola) é da turma daquele acampamento que fomos uma vez quando pequenas em Itapetininga lembra? Conhecidência não!?!?...rs
beijinhos