05/06/2009

Filmes que todos gostam, menos eu.

Em conversas sobre filmes, chata que sou, não raras vezes discordo totalmente das opiniões da maioria.

Separei 5 filmes que quase todo mundo adora e que eu... bem, tá aí o que eu penso deles:


Juno
Uma menina de 16 que, sem mais nem menos, dá para o seu melhor amigo (desculpe o palavreado chulo, mas não encontrei termo mais adequado a esse caso), engravida e dá a criança como um cachorrinho de uma ninhada indesejada a um casal que não pode ter filhos. Tudo isso sendo assistida por seus pais, que não viram nada de mais em tudo isso. Ah! Vale lembrar que no meio da palhaçada rola um envolvimentozinho entre a piriguete mirim e o futuro pai do bebê.
Ninguém se preocupa com nada nem com ninguém, salvo a futura mãe adotiva do bebê que zela pela criança, e pela Juno biscatinha.
Tá, podem me chamar de velha, dizer que o mundo é assim mesmo e blá bla bla, mas eu acho no mínimo insensível.


Senhor dos Anéis

Corri para o cinema assim que estreiou o primeiro da trilogia (A Sociedade do Anel).
Interminável e desinteressante. Passei o filme todo esperando aqueeeele momento e ele não chegou simplesmente porque ele não existe.
Pela primeira vez (e até hoje única) cochilei numa sala de cinema. O segundo filme da série, assisti em casa e também cochilei.
Resolvi economizar tempo e dinheiro com o terceiro.




Mamma Mia

Ele não tãaao ruim assim, mas entrou na minha listinha pela enorme decepção que me causou.
Explico: A idéia de um filme inspirado nas músicas do grupo Abba (que eu particularmente gosto) e o sucesso de crítica, criaram em mim grande expectativa.
Ao assistir, achei que deram muita atenção para a parte musical (que ficou sim bem bacana) e deixaram a história mesmo meio esquecida. O roteiro é muito fraquinho e cheio de pequenas falhas. Alguém reparou que as amigas de Sophie desapareceram no meio da história???
Uma coisa é fato: um mês depois de assistir o filme eu ainda me pegava cantando Dancing Queen.




O Último Samurai

Apelidado "carinhosamente" de Fênix devido a quantidade de vezes em que Tom Cruise quase morre e renasce esplendoroso. Embora não seja uma comédia, eu ri bastante com a incoerência dos fatos e com as estripulias fantásticas do herói norte americano em terras nipônicas.









As Branquelas


Aquilo é humor?? Juro que não dei nenhuma risadinha com dois policiais negrões fantasiados de loirinhas patricinhas.
Como é que nem a família nem as amigas percebem a troca? Como é que alguém teve coragem de filmar aquilo? Como alguém tem coragem de dizer que assistiu e adorou? Trama pobre, enredo fraco... Patético.



Importante salientar que não sou nenhuma estudiosa do assunto. Nunca fiz nenhum tipo de curso, palestra, estudo, leitura, workshop (...) para entender de cinema. As opiniões acima expressas não têm base "científica", tratam-se apenas de palpites de uma simples espectadora que vê no cinema uma opção de lazer e, por que não, de aprendizado.

7 comentários:

  1. Hahaha. Assisti ao O Senhor dos Anéis e ao As Branquelas tantas vezes por causa do meu ex que peguei nojo! Mas eu não gostava desde a primeira vez. Na verdade, como adoro os livros do O Senhor dos Anéis, até vi os três interessada.
    Os outros filmes que você comentou eu não vi. Todo mundo ama eles mesmo, mas eu nunca tive interesse. E depois dos seus comentários então... Hahahaha.

    Bom fim-de-semana! Beijos! ^^

    ResponderExcluir
  2. Uma amiga minha perdeu o peguete depois de dizer que já tinha tentado ver "O Poderoso Chefão" 3 vezes mas que tinha dormido nas 3.
    É... não existem unanimidades

    ResponderExcluir
  3. Tá... vou tentar comentar na ordem... :)

    Juno:
    Eu gostei pelo roteiro. Você tem que admitir que é um roteiro original. É como se a Diablo Cody tivesse dizendo que nem sempre gravidez indesejada precisa ser um drama terminado em aborto. Existe uma opção. Mas é claro que não é pra Juno ser exemplo de vida pra ninguém... acho que você teve uma visão bem conservadora do filme sim... :/ Não tentou ver "com outros olhos". E a trilha sonora é fofa demais.

    Senhor dos Anéis:
    Não quis ler os livros, porque não me interesso mesmo. Assisti os filmes, mas achei realmente muito longo e cansativo. Entendo que a adaptação de um livro tão grande, não poderia caber em uma hora e meia, mas é aí que eu penso que certas adaptações deveriam ser feitas só para séries de tv e não filmes.

    O Último Samurai:
    Devo ter visto, mas não me interessou o suficiente pra ter o que falar sobre.

    As Branquelas:
    Não se deve esperar muito de um filme feito pra idiotas. É aquele tipo de filme que não foi feito pra fazer sentido, pra fazer pensar, pra nada. É só uma comédia pastelão da sessão da tarde.

    ________________

    Como você deve ter percebido, dos quatro filmes que você colocou eu só gostei mesmo de um. Ou seja, nem TODO MUNDO gosta desses filmes, né?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Juno é superestimado. Ganhou o Oscar de roteiro original, CÉUS! Aquela ex-stripper da Diablo Cody escreveu diálogos forçados e levou um prêmio importante para casa!

    ResponderExcluir
  5. É mesmo! Me esqueci desse detalhe... O que eu poderia esperar de um roteiro escrito por uma ex stripper de nome "Diablo"???
    Como diria José Simão, "isso é piada pronta!".

    ResponderExcluir
  6. olha, acho q vc não é a única q acha esses filmes chatos rss
    não posso dizer tanto pelo senhor dos anéis, acho os filmes são muito longos e realmente só acontece algo pra valer no final do terceiro rss mas o livro é muito mais legal!
    mamma mia só por ser musical eu nem quis ver rss só de ver um trecho na tv achei brega demais rs eu sou chata sim rss
    as branquelas só pela propaganda na tv já tive ojerisa!
    juno eu falei mal até no meu blog, exatamente pelas questões q vc levantou e o último samurai é realmente ridículo e farsante...
    beijo!

    ResponderExcluir
  7. Dos 05 filmes citados, 06 não valem nada. Coloquei 01, à mais,por "margem de segurança". Faz muito bem em não gostar. Eu não assistí nenhum, mas pelos títulos, da prá imaginar o que são. Geralmente, de cada 100 filmes distribuídos para o " grande circuito", 110 não prestam. Um exemplo : "Quem quer ser um milionário" ganhou um Oscar. É ridículo. É uma ofensa aos bons filmes, bons diretores, bons roteiristas, bons atores e a nós. Esses filmecos self-services, são destinados a uma grande parte da população que, vê o cinema, apenas como uma distração de fim de semana.Infelizmente, é um mal necessário. A industria cinematográfica, não sobreviveria apenas de bons filmes. Filmes como "A banda", " A partida", "Mólóch", "Arca Russa",etc, não são destinados à grande massa. Até que são,por livre arbitrío, mas não são compreendidos. Reservam-se o direito de serem exibidos, em mostras culturais. Arca Russa, talvez até tenha sido exibido em algumas salas, ansiosas por muitos ingressos.Mas durou pouco. E é um filme, digamos, despretensioso.Apenas um ator principal, milhares de figurantes, filmado inteiramente no Museu Hermitage, em Sao Petersburgo, apresenta algumas obras de suas coleções, e mostra alguns fatos ocorridos em seus interiores em épocas czaristas. Tem caráter instrutivo. Uma das genialidades do filme e, do seu diretor, Sokurov, é que ele foi filmado em "uma única sequência". Para a grande massa, que mal sabe o que foi a "guerra do Paraguai", fica difícil compreender. Para nós, que buscamos um pouco à mais de cultura, vale a pena assistir. Se você não o assistiu, assista. Se você quiser o filme, eu o tenho. Eu recomendo.

    ResponderExcluir

Palpites