13/04/2009

Sobre avaliação escolar

"Referindo-se a formas e normas de excelência bem diversas, essas hierarquias têm em comum mais informar sobre a posição de um aluno em um grupo ou sobre sua distância relativa à norma de excelência do que sobre o conteúdo de seus conhecimentos e competências. Elas dizem sobretudo se o aluno é "melhor ou pior" do que seus colegas. A própria existência de uma escala a ser utilizada cria hierarquia, as vezes a partir de pontos pouco significativos."
"...a avaliação não é um fim em si. É uma engrenagem no funcionamento didático e, mais globalmente, na seleção e na orientação escolares. Ela serve para controlar o trabalho dos alunos e, simultaneamente, para gerir os fluxos."
Em: "Avaliação - Da Excelência À Regulação Das Aprendizagens Entre Duas Lógicas" de Philippe Perrenoud

Essa é a avaliação a serviço da seleção, uma oposição direta à avaliação formativa pregada tão veementemente nos discursos dos especialista e ainda tão distante do cotidiano escolar. Depois que eu digo... Tá tudo errado!

(Publicado em 27/11/08 no blog antigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palpites