14/04/2009

Terminei de ler "Noites Brancas" do Dostoiévski.

Sempre ouvi excelentes críticas sobre o autor, mas nunca havia lido nada dele. Resolvi começar por Noites Brancas porque é um conto, e portanto é curto, e porque li que o causo escrito era meio que auto biográfico, donde concluí que seria possível, através dessa leitura, conhecer um pouquinho da essência do autor.

Não gostei. Mas também não posso dizer que desgostei. Simplesmente não me trouxe nada, não me causou sensação nenhuma. É bem escrito, mas um tanto cansativo. É Realismo, e como quase tudo o que é real tem um final infeliz; e eu gosto disso. Mas desse final eu não gostei. Enfim, não me fez diferença alguma essa leitura.

Apesar disso não desisti de Dostoiévski. Quando me der vontade e quando eu tiver tempo, leio alguma outra obra dele.

(Publicado em 27/02/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palpites